quinta-feira, 28 de abril de 2011

Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem

COMPETÊNCIA

Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de
significados, expressão, comunicação e informação

Habilidade
Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas
de interlocução.

OBJETIVOS:• identificar os elementos do processo de comunicação no texto;
• identificar as funções da linguagem;
• relacionar os elementos do processo de comunicação com as funções da linguagem.

O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos :
1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos pólos do circuito da comunicação.
2. Receptor ou destinatário: é aquele que recebe e decodifica a mensagem.
3. Mensagem: é o conteúdo que se pretende transmitir.
4. Canal/Suporte/portador/veículo: é o meio físico pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor.
5. Código: é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida (pelo emissor) uma interpretação adequada (pelo receptor).
A língua portuguesa, por exemplo, é um código; o sistema de sinais Morse é outro código. Mas, para que o processo comunicativo se realize a contento, o emissor e o receptor devem empregar um mesmo código, do contrário não haverá comunicação.
6. Contexto ou referente: ambientação, situação em que se dá o processo de comunicação.
Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação


Língua, fala, níveis de fala, linguagem, gramática

Antes de iniciarmos uma revisão básica da gramática de língua portuguesa, é útil e necessário esclarecermos alguns conceitos básicos:

1. Língua:
Língua é um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre os membros de uma comunidade lingüística. Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. Assim:




SIGNO LINGUÍSTICO = SIGNIFICADO + SIGNIFICANTE

POLISSEMIA DO SIGNO : Vários significados para um só significante

Ex.; Tem uma boa cabeça
( inteligente)
Cabeça dura ( teimoso)
cabeça de alfinete( extremidade)
Da cabeça aos pés.( inteiro)
cabeça da quadrilha ( chefe)
sem pé nem cabeça ( sem sentido)
cabeça de alho ( unidade)
cada cabeça uma sentença ( indivíduo)

UNIVOCIDADE DO SIGNO: Apenas um significado para um significante.

Ex,: MATEMÁTICA : ciência que estuda os números e suas relações.


A língua é, portanto, um verdadeiro código social, enriquecido com o passar do tempo e à disposição dos indivíduos para que dele se apropriem adequadamente.
É importante, ainda, observar as diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Desse modo, o usuário da língua terá um melhor desempenho nas circunstância em que atua.

2. Fala:

Denominamos fala ao uso que os membros da comunidade linguística fazem da mesma língua. Em outras palavras, ele é o ato concreto e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.
Portanto, ao selecionar as palavras do código comum, sua cultura, seu meio ambiente, etc. Daí surgem os chamados estilos próprios e níveis de fala.

3.Níveis de fala:

Níveis de fala são os modos variados com que o individuo usa a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive. Nesse sentindo, distinguimos o nível comum do literário, o coloquial do formal e o popular do erudito.

4. Linguagem:

Linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências.

Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, onomatopéias, palavras, etc... são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material.


5. Gramática:

Finalmente, gramática é a descrição do sistema de uma língua, ou descrição da língua como sistema de meios de expressão. Como esse sistema é tríplice —fônico (de sons), mórfico(de formas), sintático (de frases) —, a gramática divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilística e a semântica como partes suplementares.
Essa gramática é chamada de descritiva, pois preocupa-se em descrever os fatos. Quando ela se atém mais às normas do falar e do escrever corretamente, de acordo com os modelos da classe culta, é denominada gramática normativa. Há, ainda, a gramática histórica e a comparativa.
Com relação à fala dos indivíduos e aos níveis de linguagem, é imprescindível o estudo da gramática para que se possa manter a unidade da língua. Compete à escola a função de ensinar a gramática, isto é, o padrão culto da língua, descrevendo e analisando os diversos falares e ponderando os conceitos do que é certo e do que é errado.

Texto

Texto: é uma unidade lingüística concreta, percebida pela audição(na fala) ou pela visão(na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.

Elementos Auxiliares na Construção do Sentido de um Texto -

o contexto discursivo.
Papel social dos interlocutores;
O conhecimento de mundo do interlocutor;
As circunstâncias históricas em que se processa a comunicação;
A intenção do locutor.

Discurso

Discurso: é a atividade comunicativa capaz de gerar sentido desenvolvida entre interlocutores.
Texto + Contexto discursivo.
Intencionalidade Discursiva

São as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação comunicativa.


Exemplo:
-Por favor! Me joga uma corda que eu estou me afogando!
- E além disso ainda quer se enforcar?
(Jô Soares, Veja, 20/05/92)

Na piada, o locutor, ao pedir uma corda, naturalmente deseja ser socorrido, prendendo-se a ela. O interlocutor, entretanto, interpreta sua pergunta como se o locutor desejasse se enforcar.
O humor é extraído do fato de as personagens não levarem em conta um princípio básico das interações verbais: a intencionalidade discursiva.

Funções Da Linguagem

Função Emotiva

“ Posso te falar dos sonhos, das flores, de como a cidade mudou...
Posso te falar do medo, do meu desejo, do meu amor...
Posso falar da tarde que cai
E aos poucos deixa ver no céu a lua
Que um dia eu te dei”.
(A lua que eu te dei/ Ivete Sangalo)

Características:

Também chamada de expressiva, tal função que ocorre quando o destaque é dado ao emissor. Suas principais características são:
verbos e pronomes em primeira pessoa;
presença comum de ponto de exclamação e interjeições;
expressão de estados de alma do emissor (subjetividade e pessoalidade);
presença predominante em textos líricos, autobiografias, depoimentos, memórias .

Função Conativa

Características:

Também chamada de apelativa, essa função ocorre quando o destaque é dado ao receptor. Observe que a intenção principal do anúncio é estimular o receptor a adquirir a revista. As principais características dessa função são:
verbos no imperativo;
verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoas;
tentativa de convencer o receptor a ter um determinado comportamento;
presença predominante em textos de publicidade e propaganda;
Emprego da ambigüidade.

Função Referencial

Portinari: valorização do Brasil e da arte

Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodósqui, em São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodósqui e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.

Características:

Função cognitiva ou referencial ou denotativa

É a função que ocorre quando o destaque é dado ao referente, ou seja, ao contexto, ao assunto. A intenção principal do autor é informar o leitor sobre a vida do pintor Portinari.
As principais características desse tipo de texto são:
Objetividade- linguagem direta, precisa, denotativa;
Clareza nas idéias;
finalidade é traduzir a realidade, tal como ela é;
Presença predominante em textos informativos,jornalísticos, textos didáticos, científicos; mapas, gráficos, legendas, recursos representativos.

Função Metalingüística

Alvo. Sm. 1. Ponto a que se procura atingir com a arma; mira. 2. Fim. 3. A cor branca.

Características:

É a função que ocorre quando o destaque é dado ao código. Numa situação em que um linguista define a língua, observa-se que, para conceituar um termo do código, ele usou o próprio código, ou seja, definiu 'língua' usando a própria língua. Também ocorre metalinguagem quando o poeta, num texto qualquer, reflete sobre a criação poética; quando um cineasta cria um filme tematizando o próprio cinema; quando um programa de televisão enfoca o papel da televisão no grupo social; quando um desenhista de quadrinhos elabora quadrinhos sobre o próprio meio de comunicação, etc. Em todas as situações citadas, percebe-se o uso do código.
O exemplo mais definitivo desse tipo de função são as aulas de gramática, os livros de gramática e os dicionários da língua.

Função Fática

- Alô, alô, marciano. Aqui quem fala é da Terra.Pra variar estamos em guerra.”
(Elis Regina)

Características:

Ocorre quando o canal é posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir a mensagem é apenas testar o canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal, o que tem o mesmo valor de um aceno com a mão, com a cabeça ou com os olhos. Exemplo típico da função fática é a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Função Poética

Ex1:
“Até onde existe amor
De quem assume esta sina
Viver é um vôo para a felicidade e a voz da verdade”
(Daqui por diante/ Barão)


Ex2:
“Deus ajuda a quem cedo madruga”.


Características:

Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque, ou seja, chama-se a atenção para o modo como foi organizada a mensagem;
Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações;
Exemplos de textos poéticos: além dos provérbios e letras de música, conforme citado, encontramos esse tipo de função em textos escritos em prosa, em slogans, ditos populares. Logo, não se trata de uma função exclusivamente encontrada em poesias.

Dica:É importante ressaltar que, em um mesmo texto, pode coexistir mais de uma função. Isso, depende da intenção do emissor ao elaborar a mensagem.

ATIVIDADES DE PREPARAÇÃO PARA AVALIAÇÃO

EXERCÍCIOS DE PROCESSO COMUNICATIVO E FUNÇÕES DE LINGUAGEM
ETEC “MARTIN LUTHER KING”
PROFª.ESCHIVANE MANZO
2011


1) Considere os enunciados a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Todo processo comunicativo pressupõe a presença dos seguintes elementos: emissor (que emite a mensagem); receptor (que recebe a mensagem); código(conjunto de sinais combinados, através dos quais a mensagem é transmitida); mensagem (algo que se quer transmitir); canal (meio físico através do qual a mensagem é transmitida); referente ou contexto (assunto referido na mensagem);
II – Sempre que falamos, estamos transmitindo uma mensagem a alguém, não importando se a pessoa com quem estamos falando, conhece ou não nosso código lingüístico.
III – Podemos comunicar algo por meio de gestos, sinais, imagens, desde que estes elementos sejam comuns ao nosso interlocutor (pessoa com quem falamos).

a)Somente a alternativa I está correta;
b As alternativas I e II estão incorretas;
c)Somente a alternativa III está correta;
d)As alternativas I e III estão corretas;
e) Nenhuma das alternativas é correta.


2) Das alternativas abaixo, assinale a incorreta

a) Para nos comunicarmos, podemos nos valer da linguagem verbal, ou seja, podemos utilizar a palavra para transmitir nossa mensagem.
b) Outra forma de código lingüístico possível na comunicação é a linguagem não-verbal, que utiliza cores, desenhos, sons, gestos, etc., na transmissão das mensagens.
c) Uma mensagem escrita em Língua Portuguesa será facilmente compreendida por qualquer pessoa, mesmo que não tenha conhecimento do código linguístico português.
d) Uma pessoa é capaz de compreender uma mensagem em inglês, desde que conheça o código lingüístico empregado.
e) Os seguintes itens podem ser considerados como canais de transmissão de mensagens: televisão, revistas, jornais, livros, rádios, entre outros


3) A partir da frase “Tudo era caos até que se ergueu a Mente para pôr ordem nas coisas”(Anaxágoras, filósofo e matemático grego) podemos afirmar que:

I – A mensagem presente nesta frase é: a inteligência do homem permitiu as grandes realizações que existem.
II – O emissor da mensagem é Anaxágoras.
III – O código lingüístico utilizado é a Língua Portuguesa;
IV – O contexto / referente da mensagem é a inteligência humana

Assinale a alternativa correta

a)Somente a alternativa IV é correta;
b) Todas as alternativas são corretas;
c) As alternativas I e II são as únicas corretas;
d) As alternativas de I a IV estão corretas;
e) Somente a alternativa II é a correta.

Assinale V ou F

( ) 4) LINGUAGEM é o sistema de signos que permite construir uma interpretação da realidade através de sons, letras, cores, imagens, gestos, etc.

( ) 5) A linguagem é utilizada pela pessoas de uma mesma comunidade para interferir e representar a realidade.

( ) 6) FALA é uma das duas faces do signo lingüístico

( ) 7) As palavras SOL, CHUVA, FLOR são significados.

( ) 8) À seqüência de sons que se combinam nas palavras é dado o nome de SIGNIFICANTE.

( ) 9) O sistema de sinais pelo qual uma sociedade concebe e expressa o mundo que a cerca é chamado FALA

( ) 10) São exemplos de Línguas naturais: Inglês, Chinês, Português.

( ) 11) A linguagem COLOQUIAL ou INFORMAL obedece radicalmente às normas gramaticais da Língua portuguesa.

( ) 12) As variedades lingüísticas podem ser classificadas em: sociocultural, histórica e geográfica.

( ) 13 ) A linguagem CULTA ou FORMAL é aquela utilizada em situações que exigem uma obediência à norma gramatical de uma língua. Um exemplo é a linguagem que se procura utilizar em entrevistas de emprego.

Indique a função de linguagem predominante em cada texto:

14)"O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo

FUNÇÃO_________________________________________

15) O verbo infinitivo

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)

FUNÇÃO_________________________________________

16) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

FUNÇÃO_________________________________________

17) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"

FUNÇÃO_________________________________________

18) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights.’’

FUNÇÃO_________________________________________


19) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

FUNÇÃO_________________________________________

20) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."

FUNÇÃO_________________________________________

21) "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)

FUNÇÃO_________________________________________

22) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

FUNÇÃO_________________________________________
23) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

FUNÇÃO_________________________________________

24) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

FUNÇÃO_________________________________________

25) Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

FUNÇÃO_________________________________________

26) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)

FUNÇÃO_________________________________________

27) Poética

Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.

(Cassiano Ricardo)

FUNÇÃO_________________________________________

28) Frase: [Do gr. phásis, “modo de falar”, pelo lat. phrase] S.F. 1 – Reunião de palavras que formam sentido completo; proposição, oração, período.

FUNÇÃO_________________________________________

29) Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.

Poética

Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.

_______________________________________________________________

30) (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".

"Meu canto de morte
Guerreiros, ouvi.
Sou filho das selvas
Nas selvas cresci.
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante.
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, forte,
Sou filho do Norte
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi."

(Gonçalves Dias)

Indique a função predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicação.

__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

31) Aponte os elementos da comunicação presentes no texto abaixo:

A polícia encontrou ontem de manhã um crânio humano deixado na janela de uma casa na rua Cardeal Arcoverde, na Vila Madalena (Zona Oeste de São Paulo). A polícia suspeita que o crânio foi largado por violadores de túmulos – na região há cinco cemitérios.
A proprietária da casa na rua Cardeal Arcoverde, 000, a tesoureira aposentada da prefeitura M.S.C., 53, disse que notou a presença do crânio por volta das 9h. “Ele estava coberto por um saco plástico. Não entendo quem poderia ter feito uma coisa dessas. Deve ser coisa de macumbeiro ou de gente que não tem o que fazer”, afirmou M.S. ( Folha de São Paulo, 4 de setembro, 1993).

emissor – ____________________________
receptor – ________________________________
canal – ______________________________________
mensagem – ________________________________________
referente – ________________________________________
código – _____________________________________________


32) Aponte os elementos da comunicação presentes no texto abaixo:






Emissor – ________________________________
Receptor -________________________________
Canal – __________________________________
Mensagem – _____________________________________________________
referente – _____________________________________________________
código – ________________________________________________________

33)RELACIONE AS COLUNAS ABAIXO:
( 1 ) Função Emotiva ( ) Ênfase no Receptor / Destinatário
( 2 ) Função Referencial ( ) Ênfase no Emissor
( 3 ) Função Poética ( ) Ênfase na Mensagem
( 4 ) Função Metalingüística ( ) Ênfase no Referente / Assunto / Contexto
( 5 ) Função Fática ( ) Ênfase no Código
( 6 ) Função Conativa ( ) Ênfase no Canal

34) Explique o SIGNO LINGUÍSTICO e a POLISSEMIA.

35) O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:


a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala

36) Assinale a alternativa incorreta:

a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.

37) Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:

a) não dominava os signos
b) não dominava o código
c) não conhecia o referente
d) não conhecia o receptor
e) não conhecia a mensagem

38) Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:

a) o código que ele utiliza
b) o canal que ele utiliza
c) quem recebe a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o assunto da mensagem

39) Podemos afirmar que Referente é:

a) quem recebe a mensagem
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o código usado para estabelecer comunicação


40) (UFVI) Quando uma linguagem trata de si própria – por exemplo um filme falando sobre os processos de filmagem, um poema desvendando o ato de criação poética, um romance questionando o ato de narrar – temos a metalinguagem.
Esta forma de linguagem predomina em todos os fragmentos, exceto:


a) “Amo-te como um bicho simplesmente
de um amor sem mistério e sem virtude
com um desejo maciço e permanente.”
(Vinicius de Morais)
b) “Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigada a usar as palavras que vos sustentam.” (Clarice Lispector)
c) “Não narro mais pelo prazer de saber. Narro pelo gosto de narrar, sopro palavras e mais palavras, componho frases e mais frases.” (Silviano Santiago)
d) “Agarro o azul do poema pelo fio mais delgado de lã de seu discurso e vou traçando as linhas do relâmpago no vidro opaco da janela.” (Gilberto Mendonça Teles)
e) Que é Poesia? Uma ilha cercada de palavras por todos os lados.” (Cassiano Ricardo)


RESPONDA NO CADERNO, ESCLAREÇA AS DÚVIDAS E PREPARE-SE PARA AVALIAÇÃO NA PRÓXIMA SEMANA

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA” -seleção e análise

I. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO:

 PROVIDENCIAR PASTA COM ELÁSTICO PARA MANTER TODO O MATERIAL PESQUISADO ;

 COMPLEMENTAR PESQUISA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DADAS ;

 AS ANOTAÇÕES FEITAS PELA PROFESSORA DEVEM SER ATENDIDAS E MANTIDAS NA PASTA;

 ESSE MATERIAL DEVE SER CONSULTADO SEMPRE QUE NECESSÁRIO E PODERÁ SER SOLICITADO PELA PROFESSORA EM QUALQUER FASE DO ANDAMENTO DO PROJETO.

 EM TODAS AS ETAPAS DO PROJETO , DEVE-SE LEMBRAR :

o “OBJETIVO:- Relacionar a PRODUÇÃO LITERÁRIA com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período de 1189/1198 – 1836

o ORDEM : EM PORTUGAL: TROVADORISMO, HUMANISMO, CLASSICISMO, BAROCO e ARCADISMO
NO BRASIL: LITERATURA DE INFORMAÇÃO, BARROCO e ARCADISMO

o TEMPO : O material deve ser suficiente para um vídeo de aproximadamente trinta minutos.

II. SEGUNDA ETAPA : SELEÇÃO E ANÁLISE:

o CAPA:

• ETEC “MARTIN LUTHER KING”
• PROJETO: “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA”
• ETAPA 2 : SELEÇÃO E ANÁLISE
• NOME E NÚMERO DOS COMPONENTES
• DATA MARCADA PARA ENTREGA ___/___/2011
• DATA QUE ENTREGOU ___/___/2011 ( A PROFESSORA PREENCHE)

o ESCOLHER OS TEXTOS LITERÁRIOS QUE DEVERÃO SER UTILIZADOS NO TRABALHO, DE ACORDO COM O OBJETIVO DO PROJETO E A FORMA DE APRESENTAÇÃO QUE PRETENDEM ADOTAR ;
o DECIDIR SE SERÃO USADOS TRECHOS OU TEXTOS NA ÍNTEGRA;


1. COPIAR OU COLAR O TEXTO
2. DESTACAR A PARTE A SER ANALISADA
3. COMENTAR O TEXTO ( O QUE SIGNIFICA)
4. RELACIONAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA LITERÁRIA
5. RELACIONAR COM “com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período”
6. OUTROS COMENTÁRIOS QUE JULGAR INTERESSANTES
7. NOME E NÚMERO DO(A) ALUNO(A) QUE FEZ A ANÁLISE

OBSERVAÇÃO: USAR A LINGUAGEM DO ALUNO
NÃO COPIAR





EXEMPLO:
TROVADORISMOTEXTO 1.

1. COPIAR OU COLAR O TEX
TO

Cantiga da Ribeirinha
Paio Soares de Taveiró
No mundo nom me sei parelha
mentre me for como me vai,
ca ja moiro por vós e ai!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi em saia.
Mao dia me levantei
que vos entom nom vi fea!
E, mia senhor, des aquelha
me foi a mi mui mal di’ai!
E vós, filha de Dom Paai
Moniz, e bem vos semelha
d’aver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d’alfaia
nunca de vós ouve nem ei
valia d’ua correa.

3.COMENTAR O TEXTO ( O QUE SIGNIFICA)
O texto fala de um homem apaixonado que tenta demonstrar seus sentimentos. Coloca seu sofrimento como o maior de todos ( ninguém se assemelha a ele) ; pois, seu sofrimento é um elogio á mulher amada. Apaixonou-se no momento em que a viu. Ao invés de dizer que ela estava bonita, diz que não estava feia e fala da vestimenta da moça. Pela intensidade de seu amor, acha que mereceria um grande prêmio como recompensa, mas sabe que ela não pode corresponder

4.RELACIONAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA LITERÁRIAÉ uma cantiga de Amor do período trovadoresco. O eu lírico é masculino e coloca-se como vassalo da mulher amada, num amor impossível por uma mulher casada ou de uma nobreza superior à sua. Trata-se do amor cortês .
A mulher é idealizada e não pode ser identificada.


5.RELACIONAR COM “com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período”
O período histórico em que surgiu o Trovadorismo foi marcado por um sistema econômico e político chamado
Feudalismo, que consistia numa hierarquia rígida entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro indivíduo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados.
Essa relação de dependência entre suserano e vassalo era chamada de vassalagem.
Assim, o senhor feudal ou suserano era quem detinha o poder, fazendo a concessão de uma porção de terra a um vassalo, encarregado de cultivá-la.

6.OUTROS COMENTÁRIOS QUE JULGAR INTERESSANTESComo vimos na Cantiga da Ribeirinha, o homem se coloca como vassalo da mulher amada,refletindo o feudalismo
( vassalagem).

7.NOME E NÚMERO DO(A) ALUNO(A) QUE FEZ A ANÁLISE

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX N° xxxx

quinta-feira, 7 de abril de 2011

“O ALIENISTA” de MACHADO DE ASSIS

“O ALIENISTA” de MACHADO DE ASSIS
ESTRUTURA NARRATIVA - ROTEIRO DE ESTUDO
1.A obra em estudo é um conto e pertence ao gênero narrativo. Pesquise e explique .
2.Recolha os dados mais significativos da vida e da obra do autor ( selecione, não copie!)
3. Machado de Assis é considerado um autor de transição entre o Romantismo e o Realismo. Pesquise e explique
4. A primeira edição em livro de O Alienista é de 1882, quando aparece incorporado ao volume Papéis Avulsos. Anteriormente havia sido publicado em "A Estação" (Rio de Janeiro), de 15 de outubro de 1881 a 15 de março de 1882. Eram os chamados folhetins, pesquise e explique essa forma de publicação.
5.Estudiosos afirmam que a história teria ocorrido na época de D.João V de Portugal (1689-1750). Encontre elementos no texto que comprovem a afirmativa. (História)
6.Qual é o tempo da narrativa?Demonstre com um pequeno trecho do texto e diga se esse tempo é cronológico ou psicológico.
7.Demonstre que entendeu a diferença entre tempo cronológico e psicológico, retirando do texto um exemplo de cada tipo.
8.Qual é o espaço da narrativa?Demonstre com um pequeno trecho do texto e diga se esse espaço é físico ou psicológico.
9.Demonstre que entendeu a diferença entre espaço físico e psicológico, retirando do texto um exemplo de cada tipo.
10.Qual a ação central da narrativa?
11.Caracterize o protagonista. Quanto ao seu comportamento, ele é plano (linear) ou redondo ( esférico) ? Explique.
12.Quem é o antagonista? Quanto ao seu comportamento, ele é plano (linear) ou redondo ( esférico) ? Explique.
13.Fale de D.Evarista.
14.Exemplifique discurso direto, indireto e indireto livre, usando trechos do texto.
15.Qual é o foco-narrativo da história? Destaque um trecho em que fique clara a presença do narrador.
16.Exemplifique, com trecho do texto, conflito amoroso (afetivo)
17.Exemplifique, com trecho do texto, conflito econômico
18.Exemplifique, com trecho do texto, conflito psicológico
19.Exemplifique, com trecho do texto, conflito político
20.Exemplifique, com trecho do texto, conflito cultural
21.Exemplifique, com trecho do texto, conflito religioso
22.Exemplifique, com trecho do texto, conflito maravilhoso
23.Exemplifique, com trecho do texto, conflito social
24.Exemplifique, com trecho do texto, conflito tecnológico
25. Exemplifique, com trecho do texto, conflito filosófico
26.Com relação ao enredo, conte (com suas palavras), brevemente, o que acontece na APRESENTAÇÃO:
27.Com relação ao enredo, conte (com suas palavras), brevemente, o que acontece na COMPLICAÇÃO:
28. Com relação ao enredo, qual é o CLÍMAX da história? ( Um acontecimento.)
29. Com relação ao enredo, conte (com suas palavras), brevemente, o que acontece no DESENLACE.
30.Que mensagem o autor transmitiu a você através da obra? (TEMA)
31.Escreva um texto curto de apresentação da obra (contracapa- “assunto”)
32. Explique : “Teoria 1: são loucos aqueles que apresentarem um comportamento anormal de acordo com o conhecimento da maioria.” e comente pelo menos dois casos internados por essa teoria
33.Explique: Teoria 2: ampliou o território da loucura: "A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades, fora daí, insânia, insânia e só insânia." e comente pelo menos dois casos internados por essa teoria.

34 Explique :Teoria 3: ”os loucos agora são os leais, os justos, os honestos e imparciais. Dizia que se devia admitir como normal o desequilíbrio das faculdades e como patológico,o seu equilíbrio.” e comente pelo menos dois casos internados por essa teoria.
.
35.Explique: “Teoria 4: o único ser perfeito de Itaguaí era o próprio Simão Bacamarte. Logo, somente ele deveria ir para a Casa Verde.”
36.Fale sobre o barbeiro Porfírio e a “Revolta dos Canjicas”
37.Comente o caso da esposa do boticário Crispim Soares.
38. —”Suponho o espírito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, é ver se posso extrair a pérola, que é a razão.” Comente essa frase do protagonista.
39.Fale sobre o Padre Lopes e suas relações com o Dr. Bacamarte.
40. Explique a denominação dada pelo barbeiro à Casa Verde—"Bastilha da razão humana"—

Responda no caderno e prepare-se para a avaliação. ( datas marcadas)
NÃO HAVERÁ CONSULTAS

terça-feira, 5 de abril de 2011

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Assista os quatro vídeos abaixo ( no final da página), pesquise em outras fontes (se necessário) e responda as perguntas no caderno:
1. O que é variação linguística?
2. Que tipo de variação aparece no primeiro vídeo ( Nélson Freitas – Programa do Jô)?
3. Que outros tipos de variação linguística podem aparecer?
4. Comente o “Internetiquês”.
5. Por que há diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil?
6. Exemplifique o fato de que também há diferenças dentro do Brasil.
7. Comente o poema de Oswald de Andrade.
8. Dê outros exemplos de regionalismo ( variação geográfica ou regional)
9. Caracterize as variações culturais e sociais.
10. Cite um grupo que tenha uma linguagem própria e exemplos dela.
11. O que são níveis de linguagem?
12. Um mesmo indivíduo fala de maneira igual em qualquer situação? Explique
13. “As palavras não vivem presas. Elas são livres”. Comente a frase.
14. Fale sobre as diferenças entre as modalidades: português escrito e português falado.
15. Qual a importância da pontuação na modalidade escrita?
16. Explique linguagem popular ou linguajar, língua culta, gírias, linguagem formal e informal. Dê exemplos.
17. O que é linguagem coloquial e em que situações se pode utilizá-la?
18. O que é interlocutor e por que ele deve ser levado em consideração para escolhermos a maneira de falar?
19. Explique “situação comunicativa”
20. Atividade em grupo• 4 Participantes ( quaisquer )
QUEM? Pessoas que utilizam variantes linguísticas diferentes umas das outras.
ONDE? Local desconhecido de todos .
O QUÊ? Encontrar um endereço.
Criar uma cena curta com diálogos e interpretá-la para a sala.
Objetivo: respeitar as diferenças
.

VERIFICAÇÃO DA TAREFA E APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE NA SEMANA DE 11 A 15/04